São mais de 400 os bombeiros destacados para o fogo que lavra no concelho de Ourém e na zona de Santa Catarina da Serra, Leiria.
O incêndio que deflagrou cerca das 14 horas, em Vale Tacão, na freguesia de Santa Catarina da Serra e Chainça, evoluiu durante a tarde para sul e para o concelho vizinho, para onde foi deslocalizado um dos dois postos de comandos. Inicialmente instalado junto à discoteca Kayene, este foi transferido para no largo da igreja de Atouguia, mantendo-se um outro no concelho de Leiria.
“A parte ativa do incêndio está toda no concelho de Ourém. O incêndio está sectorizado, com três sectores e a cabeça de incêndio progride em direção à cidade de Ourém”, adiantou à Lusa fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria.
As chamas percorrem “zona florestal e rural”, registando-se algumas localidades próximas do fogo, acrescentou, não tendo conhecimento da necessidade de evacuações de aldeias, nem de feridos ou casas de primeira habitação afetadas.
Segundo a mesma fonte, o fogo continua “a efetuar muitas projeções na frente de incêndio”, sendo de difícil combate.
Na zona do concelho de Leiria, 50% do perímetro de incêndio já está em fase de rescaldo, acrescentou.
Pouco antes das 20 horas, estavam no terreno 428 operacionais, apoiados por oito meios aéreos e 128 veículos.
O IC9 continua cortado à circulação nos dois sentidos, entre os nós de Gondemaria e Alburitel, referiu fonte do Comando Territorial da GNR de Santarém.
Entretanto, um outro incêndio deflagou cerca das 17h40 na Caranguejeira, tendo sido destacados para o local meia centena de bombeiros e 13 veículos. De acordo com a página da Proteção Civil, o fogo encontra-se em fase de resolução.
A previsão do “acentuado aumento das temperaturas” nos próximos dias levou esta tarde o município de Leiria a reforçar o apelo à população para que se mantenha vigilante e evite comportamentos de risco.
“As equipas de prevenção e combate e as Unidades Locais de Proteção Civil existentes nas freguesias estão neste momento a patrulhar todo o terreno do concelho, em ações de prevenção e vigilância, estando um forte dispositivo posicionado em pontos estratégicos para prevenção e primeira intervenção, face a algumas ocorrências já registadas e também à existência e incêndios em concelhos vizinhos”, destaca na sua página do Facebook.
Recorde-se que também ao início da tarde deste sábado deflagrou um incêndio na zona do Arrabal, cujo combate envolveu mais de 70 operacionais.