Arranca no dia 1 de setembro a primeira sessão de Omnilab, um novo projeto da Omnichord Records, de Leiria, que pretende ajudar jovens entre os 14 e os 20 anos a compor e gravarem uma música.
Ao longo duma semana, entre 1 e 8 de setembro, os candidatos, previamente selecionados, vão aprender, com o auxílio de mentores, a desenvolver estratégias para coabitar e colaborar na composição, interpretação e gravação de uma música.
A residência em co-criação acontece nas instalações do espaço Serra, na Reixida.
Segundo comunicado da Omnichord, o trabalho de mentoria irá acontecer durante o dia, guiado por profissionais da música de Leiria, como Filipe Rocha, produtor e multi-instrumentista, Rui Gaspar e Pedro Marques da banda First Breath After Coma e Nuno Rancho, músico, produtor e técnico de som. “É com eles que os candidatos selecionados vão passar pelo processo de cocriação para explorarem vários caminhos de criar uma música e de, posteriormente, a gravarem e a lançarem em plataformas digitais de streaming”, explica a editora de Leiria.
Ao final do dia, no período do juntar, decorrem masterclasses temáticas sobre aspetos como booking, management, comunicação, promoção, atuação ao vivo, criatividade na escrita e composição, processo de cocriação e o processo de gravação e edição.
“Depois de muitos dos elementos da equipa da Omnichord terem começado os seus projetos musicais quando ainda estudavam no ensino superior de Leiria, surge agora o momento de partilharem parte do que foram aprendendo e experienciando ao longo das suas carreiras e de trabalhar com uma nova geração de músicos que também terá, certamente, muito para oferecer”, lê-se no mesmo comunicado.
Omnilab é um laboratório imersivo de partilha e de criação promovido pela Omnichord / CCER MAIS, CRL, cofinanciado pela Direção Geral das Artes e pelo Município de Leiria e com a parceria do Serra – Espaço Cultural.
A participação no laboratório é gratuita, mas carece de inscrição até 9 de agosto, mediante o preenchimento de um formulário. Mais informações aqui.