O Papa Francisco tem programada para este sábado, dia 5, uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia. O helicóptero que o transporta aterra no heliporto dos Bombeiros Voluntários de Fátima, nas imediações da praça de portagens da A1.
Segundo o programa, a partida do aeródromo em Figo Maduro está prevista para as oito horas, numa deslocação de 50 minutos até Fátima. A recitação do terço, na Capelinha das Aparições, começa às 09h30. Seis reclusos do Estabelecimento Prisional de Leiria Jovens acompanham o Papa. Já se encontram em regime aberto e são católicos.
A saída de Fátima está programada para as 11 horas, com a chegada a Lisboa 50 minutos depois.
Para garantir a segurança em Fátima, a GNR mobilizou dois mil homens, enquanto o número de operacionais da proteção civil oscila entre 250 e 300. A GNR espera “cerca de 500 mil peregrinos, entre os 300 mil no perímetro mais próximo do santuário e depois mais 200 mil nas imediações”, segundo o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Os aviões de combate F-16M sediados na Base Aérea nº 5 de Monte Real, vão escoltar o Papa Francisco sempre que sobrevoar o espaço aéreo português. A 13 de maio de 2017, o sumo pontífice peregrinou a Fátima pela primeira vez, por ocasião do Centenário das Aparições, e canonizou os beatos Francisco e Jacinta Marto.
Segundo o santuário da Cova da Iria, até segunda-feira, dia 31, “mil peregrinos usufruíram das tendas para acantonamento da Aldeia Jovem do Santuário de Fátima, um espaço situado no parque 12”.
O Município de Ourém desenvolveu uma aplicação para telemóvel que reúne informação como zonas de estacionamento disponíveis, pontos de apoio ou condicionantes de trânsito (link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.ourem.fatima2023jmj.twa&pli=1).