A tarde de ontem foi “bastante complicada” para os habitantes da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, no concelho de Ourém. O fogo, que deflagrou na localidade de Estreito, entre esta união de freguesias e a freguesia de Urqueira, não deu descanso aos bombeiros nem à população.
Depois de uma noite em sobressalto, mal dormida, o presidente da União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos, Jorge Lopes, confirma ao REGIÃO DE LEIRIA que foi esta a zona mais afetada pelo incêndio de ontem.
Ainda não existem números da área ardida, mas o autarca garante que “a maior zona ardida” foi mesmo na sua união de freguesias, tendo o fogo atingido as povoações de Estreito, Carvalhal de Cima, Carvalhal de Baixo e Carvalhal do Meio, assim como Águas Formosas.
O fogo chegou também quase ao centro de Rio de Couros, diz.
Apesar da aflição vivida ontem, com as chamas junto às casas e a outros edifícios, como barracões agrícolas, Jorge Lopes diz que nenhuma habitação foi afetada.
O incêndio entrou em fase de resolução esta madrugada, estando ainda no local centenas de bombeiros em trabalhos de consolidação do rescaldo, para “evitar reacendimentos”.