São oito parcelas e voltam a estar disponíveis para os cidadãos que pretendem cultivar os seus próprios alimentos. A Câmara da Nazaré vai atribuir oito espaços da Horta Comunitária da Nazaré, na Urbanização do Rio Novo, que não estão a ser utilizadas pelos munícipes que se candidataram às vagas disponibilizadas na abertura do primeiro concurso.
A Horta Comunitária é um projeto municipal, destinado a munícipes que não possuam terreno próprio, e pretendem plantar os seus legumes, árvores de fruto ou plantas aromáticas e medicinais.
Para além do cultivo de alimentos, refere a autarquia, “o espaço foi pensado, também, para proporcionar o enriquecimento sociocultural das comunidades e a partilha de experiências hortícolas entre gerações; o lazer e convívio entre famílias e vizinhos”.
“O conceito de agricultura urbana tem em vista a produção para consumo próprio, o aumento da produção de produtos frescos e a sustentabilidade ecológica, e esta foi mais uma das formas encontradas, pela autarquia, para reabilitar os espaços públicos, criando as condições para que exista um usufruto efetivo de áreas que estavam abandonadas, humanizando-as”, refere o município, em comunicado.
A Horta da Nazaré é constituída por 19 parcelas, das quais apenas oito estão disponíveis.
Os interessados em “trabalhar” este espaço e tornar a sua despensa mais rica, devem contentrar em contacto com o Gabinete Ambiental do Município da Nazaré (email ga@cm-nazare.pt ou número de telefone 262 550 010), e preencher o formulário, disponível no site da Câmara (separador: ambiente). O prazo para a apresentação das candidaturas termina a 15 de outubro.