Foi oito vezes campeão nacional de Elite em XCO – Cross Country Olímpico, de 11 títulos nacionais que conquistou, esteve em dois Jogos Olímpicos, sendo o primeiro ciclista português a conseguir a qualificação, e obteve as cinco melhores classificações de sempre de Portugal em Campeonatos Europeus e Mundiais da modalidade.
Este domingo, dia 24, David Rosa, natural de Fátima, realiza a sua última prova como ciclista profissional de btt, na etapa da Taça de Portugal de XCO, em Avis.
O anúncio foi feito pelo próprio, num vídeo que divulgou nas redes sociais, intitulado “Capítulo Final”, onde recorda todo o seu percurso e o motivo porque decidiu fechar aqui este ciclo.
“Vou despedir-me competitivamente da modalidade que me viu crescer, com a qual cresci e que, acredito, ajudei a crescer”, disse o atleta, de 36 anos, 20 dos quais em competição.
“É uma decisão ponderada desde há bastante tempo e com vários motivos. Tenho muitas pessoas a quem agradecer e que me acompanharam ao lado de 20 anos de competição ao mais alto nível. Pessoas dos mais variados meios e que me ajudaram nos mais variados contextos e situações”, afirmou, garantindo que se entregou por completo dentro de pista, ao longo de todo o percurso.
Com muitos projetos em mãos, David Rosa é docente e diz que, por agora, se irá dedicar a outras atividades, sem abandonar por completo o btt. O internacional olímpico cumpre também um segundo mandato como vogal da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO) 2022-2025, entidade integrada no Comité Olímpico de Portugal (COP), constituída por atletas participantes nos Jogos Olímpicos, no ativo ou retirados.