A 5ª edição Leiria Centro Exportador conta com a participação de 20 câmaras de comércio, 24 oradores e 16 expositores, revelou a Associação Ação para a Internacionalização (AAPI) na apresentação do evento, agendado para a outubro no Mercado de Sant’ana.
“A iniciativa conta com a presença de câmaras de comércio de mercados tão diferentes como Hong-Kong, Brasil, EUA, África do Sul, América Latina ou Europa. Temos o mundo em Leiria num só dia”, destacou o presidente da AAPI, Paulo Lopes, na terça-feira, dia 19, adiantando que “está a tornar-se cada vez mais nacional”.
Sob o lema “Superar bloqueios, fazer negócios”, a organização espera a participação de mil empresários e gestores, durante o dia 26 de outubro. Além de outros contactos, podem visitar expositores de empresas que prestam serviços às suas congéneres exportadoras.
Além dos painéis de debate de temas relacionados com a internacionalização, Paulo Lopes destacou uma ação em que serão apresentados “negócios concretos com sucesso no ambiente digital, de empresas que estão a internacionalizar via e-commerce. Trata-se de casos concretos daquilo que é possível fazer”.
Entre os principais oradores destacam-se José Gomes Ferreira (diretor adjunto de informação da SIC), Francisco Assis (presidente do Conselho Económico e Social), Augusto Mateus (ex-ministro da Economia) e Helena Ferro de Gouveia (analista de assuntos internacionais da CNN).
Para o presidente da câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, “o Leiria Centro Exportador é muito importante no contexto económico da região e também a nível nacional, uma vez que consegue aproximar o sector económico de uma vertente fundamental: a internacionalização”.
Por outro lado, destacou, “permitirá atualizar conhecimento e projetar iniciativas futuras do ponto de vista empresarial, devido à presença de oradores com experiência e visão do mundo“.