Kris Meeke, François Delecour, Gerard De Rooy, Pedro Lamy e Adruzilo Lopes são os pilotos cabeça de cartaz da 10.ª edição do Leiria Sobre Rodas, que promete trazer muita adrenalina à cidade e novidades.
Considerado o maior evento automobilístico da região de Leiria, o Leiria Sobre Rodas está de regresso entre 29 de setembro e 1 de outubro, junto ao estádio Dr. Magalhães Pessoa, com novas provas de viaturas Rally4 e Rally5 e prémios específicos para estas categorias.
À semelhança de anos anteriores, mais de 500 veículos clássicos e desportivos vão estar em exposição junto ao estádio. Haverá exposição de veículos novos e a feira de automobilia no interior do estádio, onde será possível adquirir peças para carros e motos antigas, livros, miniaturas e outros produtos relacionados com o mundo de quatro rodas.
Mantém-se também o tradicional passeio de clássicos, a pista de corridas e a competição de modelos de Rally2, e este ano também Rally4 e Rally5.
Na sexta-feira, dia 29, há pista de karting infantil, mostra de veículos clássicos e desportivos, motos e bicicletas, feira de automobilia e o Leiriamotorshow. As atividades começam às 15 horas.
Além da mostra de carros, da pista de karting e da feira de automobilia, chegam a Leiria, no sábado, dia 30, várias concentrações e passeios de carros. Há ainda passeio de bicicletas antigas, passeio de mini hondas e de vespas.
Os pilotos cabeças de cartaz entram em cena também no sábado, no Leiria Rally 2/4/5 Gold Challenge. Há ainda um espaço para entrevistas, tertúlias e sessão de autógrafos.
Destaque no domingo para o passeio de clássicos entre as 10 e as 15 horas, seguido de um desfile de carros entre as 18 e as 20 horas. Às 10 horas há também passeio de motorizadas antigas e de motos Harley Davidson.
Consulte o programa completo em https://leiriasobrerodas.com/programa/.
O bilhete diário custa 5 euros e está disponível para compra aqui. É também possível adquirir uma pulseira para os três dias, por 12,50 euros.
Leiria Sobre Rodas obriga a alterações de trânsito na cidade
A realização do evento obriga a várias alterações de trânsito na cidade. Segundo a Câmara de Leiria, parte do parque de estacionamento situado entre o mercado municipal e o percurso Polis irá continuar aberto à população até domingo, dia 24. Mas a partir de segunda-feira, dia 25, e até ao dia 2 de outubro, o parque estará fechado.
O jardim da Almuinha Grande está também já a ser ocupado para as montagens das estruturas do evento. Entre segunda-feira, dia 25, e 2 de outubro, estará repleto de carros.
Quanto ao acesso ao parque de estacionamento deste jardim, irá ficar condicionado a partir do dia 29 de setembro, e estará interditado entre 30 de setembro e 1 de outubro.
Até 4 de outubro, estará encerrado o parque de estacionamento nas traseiras das piscinas municipais. O parque de estacionamento junto ao estádio e ao percurso Polis será também ocupado pelo evento.
O parque de estacionamento junto à lateral das piscinas municipais fica encerrado ao público até 2 de outubro, e o parque afeto à Feira do Levante fecha entre 26 de setembro e 3 de outubro. Durante este período, a feira realiza-se nas Olhalvas.