Portugal acaba de ganhar a final do campeonato da Europa de futsal, em sub19, ao vencer a Espanha por 6-2. O leiriense Andriy Dzyalochynskyy é um dos jogadores que contribuiu para este título, concretizando o sonho de ser campeão europeu.
Na prova disputada na Croácia, a seleção nacional, orientada por José Luís Mendes, até teve o primeiro lance de ataque, precisamente pelo pivô, formado no CCR Telheiro, mas foi a Espanha a primeira a marcar, aumentando depois para 0-2.
Portugal correu atrás do prejuízo e acabou por ir para o intervalo com o marcador empatado (2-2), com golo de Andriy Dzyalo.
No segundo tempo e com as duas equipas “tapadas” por faltas, o jogo ficou mais intenso e só as pequenas falhas poderiam fazer a diferença.
Foi o que aconteceu a Portugal que chegou à vantagem, na sequência de um canto, com auto-golo de Salas, o autor dos dois golos espanhóis. A alteração do marcador deixou a equipa espanhola mais instável e Portugal aproveitou.
Espanha ainda colocou em campo um guarda-redes avançado, para reverter o resultado, mas a estratégia saiu furada e Portugal aproveitou a baliza “aberta” para cimentar o resultado em 6-2, com um dos golos de Portugal a ser marcado pelo atleta leiriense.
Esta é a primeira vez que Portugal é campeão europeu sub19.
Recorde-se que a equipa das Quinas chegou à final depois de ter superado a Eslovénia nas meias-finais, isto após ter terminado a fase de grupos com o pleno de vitórias, frente a Espanha, França e Croácia
Para o atleta do Sporting, de 17 anos, formado no CCR Telheiro e que na última época representou o CCRD Burinhosa, a conquista deste troféu era um sonho. Em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, antes da competição, disse que vencer o Europeu era o “grande objetivo” e mostrou-se orgulhoso de integrar a convocatória.
“Arrepio-me quando cantamos o hino. É uma honra representar a seleção, um sonho tornado realidade. Nunca pensei estar neste patamar. Está a ser tudo muito rápido”, admitiu “Dzyalo”, filho de pais ucranianos, que nasceu em Leiria e começou a jogar futsal aos 6 anos no CCR Telheiro, clube da terra onde vive.
Além de Andriy Dzyalo, a região está também representada por Duarte Correia, natural de Caldas da Rainha e jogador do Ferreira do Zêzere, que veste a camisola n.º 2 na seleção.