Os dois volumes que constituem “Fátima e a criação artística: o Santuário e a Iconografia”, da autoria de Marco Daniel Duarte, são lançados na noite desta quarta-feira, 13 de setembro, em sessão na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, com apresentação do historiador de arte Vítor Serrão.
A edição resulta de duas décadas de investigação do autor que, para o doutoramento realizado na Universidade de Coimbra, elaborou uma tese a partir de um olhar sobre a arte ao serviço da mensagem do Santuário de Fátima. Especificamente para esta publicação, Marco Daniel Duarte incorporou uma atualização relativa às obras de arte inauguradas no Santuário desde 2007 à atualidade.
Segundo o autor, citado pelo serviço de imprensa do Santuário, o primeiro volume está ligado à estruturação do Santuário de Fátima, ao longo de um século, com as suas construções físicas, “desde o arco que marcava o lugar da mariofania até à construção da Capelinha das Aparições e das basílicas, da praça e da colunata”.
Já o segundo volume é, nota Marco Daniel Duarte, composto “pela organização da reflexão artística, a partir da criação de novas figurações que têm lugar a partir de Fátima – a construção das imagem de Nossa Senhora de Fátima e das imagens: do anjo de Fátima, dos próprios Pastorinhos e até do peregrino”.
O diretor do Departamento de Estudos do Santuário, diretor do Museu do Santuário e responsável pelo Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima acrescenta ainda que a obra comprova que “o Santuário se posicionou sempre a par daquilo que eram as diretrizes das grandes manifestações artísticas de cada tempo, quer nas obras de arte mais antigas, (…) quer naquelas que já marcaram o passo com o século XX (…) até às linhas pós-modernas minimalistas da Basílica da Santíssima Trindade”.
“Aquilo que se conclui com esta obra é que, de facto, os melhores artistas trabalharam neste lugar e produziram obra de arte de e a partir de Fátima. Todos os intervenientes que governaram este lugar, desde a primeira hora, estiveram sempre muito preocupados com a questão da beleza, que leva a fazer obra para estar ao serviço daqueles que aqui peregrinam”, refere ainda o autor.
Com prefácio de Regina Anacleto, docente jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e pósfácio de Vítor Serrão, professor catedrático emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o lançamento dos livros acontece a partir das 21h15 desta quarta-feira, na exposição temporária “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”.