O verão despede-se de nós esta noite. Às 6h50 deste sábado, chega o outono. No entanto, o estado do tempo que marcou o final do verão, com precipitação e descida das temperaturas, é contrariado com a chegada do outono.
Neste primeiro fim de semana outonal deste ano, o sol deve imperar e as temperaturas vão subir: atingem, em Leiria, 23 graus este sábado, mas crescem até aos 27 graus este domingo. Em alguns pontos do distrito, os termómetros podem aproximar-se dos 30 graus, como é o caso de Pombal que deverá atingir 29 graus no domingo.
De acordo com a previsão disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, pelo menos até ao final do mês não está prevista precipitação, devendo as temperaturas máximas rondar ou mesmo ultrapassar os 25 graus.
Já na sua previsão de prazo alargado, o IPMA aponta para que, pelo menos até meados de outubro, se verifique uma temperatura média até 3 graus superior ao normal para a época no continente português.
O equinócio do outono, no hemisfério norte – onde está situado Portugal – marca o momento em que o Sol, no seu movimento aparente visto da Terra, cruza o equador. O equinócio do outono acontece, usualmente, por volta de 22 ou 23 de setembro. Este ano ocorre às 6h50 de dia 23, este sábado. Nessa altura, o Sol cruza o equador celeste de norte para sul.
Esta nova estação, que recebemos dentro de poucas horas, deverá prolongar-se até às 3h27 de dia 22 de dezembro, altura em que começa o inverno no hemisfério norte.