O Politécnico de Leiria vai promover um curso imersivo de Língua e Cultura Portuguesa destinado a funcionários do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, anunciou hoje aquela instituição.
A formação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) decorrerá durante o ano letivo 2023/2024 e pretende atribuir competências linguísticas em português e um maior conhecimento da cultura lusófona.
“Esta ação é mais um importante marco no desenvolvimento da cooperação que tem vindo a ser estabelecida entre o Politécnico de Leiria e a China”, referiu a instituição de ensino superior.
Segundo adiantou o Politécnico de Leiria, há cerca de duas décadas iniciou-se uma estratégia ligada ao ensino da língua e da cultura portuguesa e chinesa, com o lançamento da licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês e Chinês-Português, realizada em associação com a Universidade Politécnica de Macau e em cooperação com a Universidade de Línguas e Culturas de Pequim.
“O Politécnico de Leiria pretende tornar-se não só uma entidade de referência para todos os que se interessam pela língua e cultura chinesas no espaço europeu, mas também assumir-se como um elemento promotor da difusão da língua e cultura portuguesa no Oriente”, afirmou Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria.
Este responsável acrescentou que o Politécnico de Leiria recebe “estudantes de oito universidades chinesas, que escolhem a instituição para realizarem a aprendizagem do português”.
Para o Politécnico, a ligação com a China “tem sido muito positiva e enriquecedora, resultado das boas relações institucionais com a Embaixada da China em Portugal, o que em muito contribui para o sucesso desta cooperação”.