Os melhores filmes da 31.ª edição do festival Curtas Vila do Conde chegam esta quarta-feira, dia 20, à tela do Teatro Miguel Franco, em Leiria.
Há quatro filmes para ver em duas sessões, às 18h30 e às 21h30, realizados em diferentes países. Os bilheste custam 3,50 euros e estão disponíveis aqui.
Filmes
- “Rosemary A.D.” (“After Dad”), de Ethan Barret, Estados Unidos, 2022
Enquanto embala a sua bebé recém-nascida, um pai pergunta-se se ela estaria melhor sem ele e imagina a vida da filha depois dele morrer. Um filme de animação, totalmente desenhado com lápis de cera, gentil e comovente sobre os medos que acompanham a responsabilidade e o amor próprios da paternidade.
- “Natureza humana”, de Mónica Lima, Portugal, Alemanha, 2023 – distinguido como melhor filme da competição nacional e prémio do público da competição nacional
Num apartamento de uma cidade em confinamento, um dia expande-se entre o início da primavera e o fim do verão. Um casal vive um desencontro. Enquanto Alba procura no interior da casa um sentimento de otimismo, Xavier evade-se no jardim, onde se dedica a uma horta. Aí faz amizade com uma criança, que acorda nele o alento, mas também os maiores fantasmas.
- “Il Compleano Di Enrico”, de Franceso Sossai Alemanha, França, Itália, 2023 – distinguido com o Grande Prémio do festival
Itália, dezembro de 1999. Um pai leva o seu filho à festa de aniversário de um amigo numa quinta remota. A criança está ansiosa com a conversa em torno do chamado “bug Y2K”. Mas é a própria festa que acaba mal quando vêm à tona os detalhes perturbadores.
- “2720″, de Basil da Cunha, Portugal, Suíça, 2023 – distinguido como melhor documentário
Após a notícia de uma violenta rusga policial num bairro clandestino de Lisboa, uma menina de 7 anos parte em busca do irmão mais velho que está desaparecido. Ao mesmo tempo, um recém-libertado da cadeira tenta iniciar uma nova vida fora do crime