São três os livros que compõem a coleção “A comunicar é que a gente se entende”, criada para estimular as competências pragmáticas em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). “Deixa-me falar”, “Gostava de uma resposta” e “Olha para mim” são as histórias que as terapeutas da fala Maria Gabriel, Marisa Lousada e Patrícia Oliveira contam nas obras ilustradas por Alexandra Moreira e Tânia Martinho.
A coleção, iniciativa da Contigo – Clínica de Desenvolvimento, sediada em Fátima, é apresentada ao público este sábado, às 17 horas, na Biblioteca Municipal de Ourém.
Segundo as autoras, as histórias têm “como ponto de partida a perspetiva do interlocutor e o impacto que o comportamento da criança com perturbação tem no outro, de modo a que a criança identifique e julgue o comportamento da personagem principal (desadequado), possa empatizar com o interlocutor (com comportamento adequado) e consiga deduzir os resultados subsequentes de uma situação, identificando uma resposta adequada ao problema”.
A coleção foi vencedora na categoria Inovação Social do Projeto Arrisca C 2023 e tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF) e Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala (APTF).
Atualmente, está a ser realizado um estudo de efeito das histórias nas crianças com PEA, decorrente de um trabalho de mestrado da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), refere a Contigo, em comunicado.
Cada história é acompanhada por um guia de utilização que aumenta o impacto deste recurso, “criado para ser utilizado por terapeutas da fala, educadores de infância, professores e outros cuidadores de crianças com alterações das competências pragmáticas em idade pré-escolar ou no início da idade escolar”.
Mais informações sobre estas obras podem ser consultadas no site da clínica.