Nomes grandes da música nacional atuam este fim de semana na região, celebrando o Dia Mundial da Música, que se assinala no dia 1 de outubro.
Já este no sábado, dia 30 de setembro, a comemoração começa na Marinha Grande com concerto de The Legendary Tigerman, que tem um novo disco na bagagem: “ZEITGEIST”, acabado de lançar ontem. O concerto é no Teatro Stephens, a partir das 21h30, entradas as 7,5 euros.
The Legendary Tigerman dá início à nova programação do Teatro Stephens e está também integrado no Festival Dia Mundial da Música, promovido pelo Clube de Músicos da Marinha Grande na Praça Stephens. O programa arranca às 15 horas com os Tocandar, prosseguindo com o grupo de cavaquinhos Musiordem, Trio Minoria Absoluta, Pauta Livre, Armanda Costa e Amigos e banda do Clube de Músicos, até à hora do concerto do projeto de Paulo Furtado.
Depois, a festa prossegue às 23 horas, com Dapunksportif e Chave Mestra Band.
Em Ourém, há “In blue”, projeto que junta o pianista Mário Laginha e a Orquestra de Sopros de Ourém. No Teatro Municipal, domingo, dia 1, a partir das 17 horas (entrada: 10 euros), é apresentado um programa que faz a ponte entre o erudito e o jazz, através da lendária “Rhapsody in Blue” de G. Gershwin. E o restante concerto convida a uma viagem sonora pelas influências do jazz na música para orquestra de sopros.
Também Leiria celebra a efeméride com um espetáculo especial, que junta o cantautor Tiago Bettencourt à Banda Sinfónica da Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, no âmbito do conjunto de atuações que o músico tem feito com outras filarmónicas pelo país. O concerto é no Teatro José Lúcio da Silva, a partir das 21h30 de domingo, dia 1, com bilhetes a 15 euros.
Em Alcobaça, também no domingo, há jazz no Armazém das Artes, com o Hugo Trindade Trio, que junta a bateria de Luís Pereira, o piano e órgão de Edgar Alexandre, sob a liderança de Hugo Trindade, na guitarra e loops. O concerto começa às 17 horas e a entrada custa 5 euros.