O avô de D. Dinis foi simultaneamente um rei importante na história da Península Ibérica no século XIII, um notável apoiante das artes e, ele próprio, poeta e trovador. E há um músico leiriense, Ricardo Alves Pereira, que continua a trabalhar o incrível legado de Afonso X, através do grupo The Wandering Bard (TWB) Ensemble, que acaba de lançar um novo disco dedicado à música medieval ibérica. “Leyriath, The Tale of Capricornus: Cantigas de Santa Maria (Alfonso X)” explora novos arranjos das Cantigas de Santa Maria, cuja autoria é atribuída precisamente ao rei Afonso X, o Sábio.
Este sexto disco de TWB Ensemble é apresentado por Ricardo Alves Pereira – que toca oud e assume a narração – como “uma encantadora tapeçaria sonora que transporta os ouvintes para o coração da era medieval e para o reino místico de Leyriath”.
Fruto da investigação de Ricardo e Esin Yardimli Alves Pereira, o álbum recupera melodias que “foram meticulosamente transcritas de manuscritos originais, incluindo o afamado Códice de los Músicos”, procurando, uma vez mais, “ressuscitar este inestimável património galaico-português que ressoa a cada nota”.