Dois dias depois da depressão Aline ter provocados várias inundações e quedas de estruturas devido à chuva intensa e ao vento gerados, Portugal volta a ser atingido por uma nova depressão. Bernard é o nome do fenómeno e levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos amarelos e laranja para vários distritos do país.
O sul será a primeira zona do território a ser atingida durante a manhã deste domingo, com o distrito de Faro a ficar, entre as 9 e as 18 horas de domingo, em alerta laranja de precipitação e de vento, que poderá ser “temporariamente forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora”.
Para os distritos de Évora, Santarém, Portalegre, Setúbal e Beja foi também emitido aviso laranja – o segundo mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo) – devido à precipitação.
No caso de Leiria, o IPMA emitiu aviso amarelo de precipitação entre as 15 e as 21 horas, tal como para Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra. Lisboa estará com aviso amarelo, a partir das 12 horas.
Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”. Já o aviso amarelo aplica-se em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.