São alunos de Portugal e de Timor-Leste. Por um dia, partilharam conhecimentos sobre os seus dois países. Foi dia 6 de outubro. Duas centenas de alunos, do Colégio Santo Inácio de Loiola, em Timor-Leste, e do Instituto Educativo do Juncal (IEJ), apresentaram, por videoconferência, as suas respetivas escolas e deram a conhecer os seus países.
“A partilha formal e informal, num ambiente digital, ofereceu aos alunos a oportunidade de uma experiência concreta, contextual e significativa”, salienta nota do instituto sedeado no Juncal.
O arranque do projeto contou com a celebração de protocolos: o Instituto Educativo do Juncal celebrou protocolos com o Colégio Santo Inácio de Loiola e com a Comissão Nacional da UNESCO de Timor-Leste, “no sentido de fortalecer as relações bilaterais e promover ações de cooperação entre os dois países”.
Criar uma comunidade virtual lusófona “capaz de atualizar esta linguagem pelo reconhecimento dos povos lusófonos e suas construções simbólicas, tornando a navegação digital num porto de chegadas e encontro de povos”, é um dos objetivos do protocolo assinado entre as duas escolas. A cooperação e interatividade “através de ferramentas digitais”, é outra das metas salientadas.
A Escola Portuguesa de Moçambique, Escola da Praia em Cabo Verde e Universidade de Cabo Verde, são outros parceiros que se espera venham a juntar-se ao projeto, apontam os responsáveis do IEJ.