A cidade e os seus habitantes é o foco da exposição de fotografia “A Ciência Cura”, de Luísa Ferreira, que será inaugurada quinta-feira, 19 de outubro, na Biblioteca José Saramago, do Instituto Politécnico de Leiria.
A mostra nasce a partir de um livro, com o mesmo nome, e reúne imagens captadas durante abril e junho de 2020, a fase inicial da propagação do coronavírus em Portugal e no resto do mundo.
Para David Santos, curador da exposição e diretor cientifico do Museu do Neo-Realismo, a exposição “trata-se de uma constelação de imagens que, apesar da sua propensa objetividade, não deixam de se refugiar na ideia de fragmento, espécie de visões parcelares e autónomas em termos formais relativamente à sua motivação temática original, isto é, o conhecimento no combate à Covid-19 em Portugal”.
A exposição é inaugurada às 15h30 e estará em exibição até 26 de janeiro de 2024.
Luísa Ferreira nasceu em Lisboa, em 1961, é fotógrafa independente e mestre em Design e Cultura Visual – Estudos de Fotografia, pela ESD/IADE-U. Começou a fotografar em meados dos anos 80, integrou a equipa de jornalistas fundadores do jornal Público, em dezembro de 1989, e fotografou para a agência de notícias norte americana Associated Press.
“A Ciência Cura: o conhecimento no combate ao Covid-19 em Portugal” é o seu mais recente livro publicado.