Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Leiria

Há pelo menos dez anos que não chovia tanto em Leiria num só dia de outubro

Até ao meio-dia desta quinta-feira choveram 58,8 milímetros de precipitação, mais de metade do registado durante todo o mês de outubro do ano passado

senhora com guarda-chuva a passear no parque do avião em Leiria
Foto: Joaquim Dâmaso

A chuva que caiu esta quinta-feira, bate todos os recordes de precipitação diária em outubro em Leiria, pelo menos da última década.

Outubro do ano passado foi considerado quente e chuvoso, sendo que em Leiria foram somados 104 mm de precipitação. De acordo com a informação registada pela estação meteorológica de Leiria do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em Leiria, até ao meio-dia desta quinta-feira, já tinham caído 58,8 milímetros, mais de metade desse total mensal.

O REGIÃO DE LEIRIA analisou os boletins climatológicos referentes ao mês de outubro disponibilizados pelo IPMA. E constatou que, pelo menos desde 2013, nunca choveu tanto num só dia em Leiria.

A análise não se pode estender para datas anteriores, uma vez que os boletins climatológicos do instituto só passaram a incluir Leiria nesse ano. Importa ainda realçar que o IPMA também não incluiu dados de precipitação em Leiria no seu relatório de outubro de 2017.

Ainda assim, com os dados disponíveis, o dia de hoje bate, pelo menos, os máximos da última década em termos de precipitação diária no décimo mês do ano. A meio da tarde desta quinta-feira, Leiria somava já 62,2 mm de precipitação, ainda que seja importante referir que estes valores ainda carecem de verificação por parte do IPMA.  

O dia 30 de outubro de 2021 (35,9 mm) e o dia 29 de outubro de 2022 (35,2mm) foram os dias mais chuvosos de outubro, em Leiria, na última década. Foram agora suplantados pela precipitação acumulada esta quinta-feira, embora o dia ainda não tenha terminado.

Note-se igualmente que os 66,2 mm registados até ao meio da tarde de hoje, em Leiria, ultrapassam os totais mensais de outubro de pelos menos dois anos da última década: 2016 (48.9 mm) e 2019 (60,5 mm).

A tempestade Aline, que colocou o distrito em alerta meteorológico laranja, é a grande responsável pela precipitação das últimas horas.

Embora se preveja um desagravamento da severidade das condições meteorológicas, o certo é que para o dia de amanhã, sexta-feira, continua a esperar-se chuva e vento.

Aguaceiros, que até início da manhã nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral, poderão ser localmente fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoadas. E vento moderado (25 a 35 km/h) de oes-noroeste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), e com rajadas até 70 km/h, no litoral oeste e nas terras altas até final da manhã, tornando-se fraco a moderado (até 30 km/h) a partir do final da tarde, é a previsão do IPMA para o dia de amanhã.

Para Leiria, está prevista uma temperatura máxima de 19 graus e uma mínima de 12 para esta sexta-feira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados