A requalificação de 2,7 km da estrada florestal que liga Pedreanes à estrada de São Pedro de Moel, foi uma das solicitações apresentadas pelo presidente do município e coordenador do Observatório do Pinhal do Rei, Aurélio Ferreira, na última reunião daquele órgão, ocorrida na sexta-feira, dia 20.
Para além da beneficiação da componente rodoviária da mata, o autarca solicitou ainda do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) a criação de uma equipa de cinco sapadores florestais.
O encontro, de acordo com nota do município, contou com a presença de Fátima Reis, diretora regional do Centro do ICNF.
A responsável, adianta a mesma nota, apresentou as principais ações que têm sido realizadas para a recuperação da Mata, na qual serão investidos 9 milhões de euros, até 2025, para ações de arborização, aproveitamento da regeneração natural, proteção da área não ardida, controlo de invasoras lenhosas, fitossanidade e rede viária.
Fátima Araújo Reis defendeu a necessidade de “mostrar uma perspetiva positiva da mata, do ponto de vista da valorização do território”.
Nesse sentido, informou que o ICNF tem apostado na melhoria das condições de visitação do Pinhal, através da requalificação de 23 áreas de lazer, criação do trilho da Ribeira de São Pedro de Moel, beneficiação do Ponto da Crastinha, estabilização do cordão dunar e beneficiação de 26 km da rede viária.