O Teatro José Lúcio da Silva (TJLS) é o único teatro do país cuja presença online está reconhecida com o Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade, atribuído pela Agência para a Modernização Administrativa e Instituto Nacional para a Reabilitação.
A distinção foi divulgada pelo teatro de Leiria, que integra a Rede de Teatros com Programação Acessível, da qual “quer ser um membro ativo e impulsionador em matéria de acessibilidades”, anunciou o TJLS em comunicado.
Um investimento de cerca de 4.500 euros foi feito na página online do TJLS para “acelerar a inclusão nesta rede”, permitindo “aos utilizadores/espectadores um site mais inclusivo” e “uma experiência mais simples, coesa e inclusiva”.
Segundo os responsáveis, foi preciso “desenhar um serviço acessível a todos, facilitando e melhorando a navegação”, de modo a oferecer um acesso à informação “de forma intuitiva, executando as tarefas que precisam mais rapidamente”.
As mudanças contaram com apoio de técnicos especializados da Acesso Cultura, para “diminuir a ocorrência de erros durante a utilização, aumentando assim a confiança e segurança no serviço, reduzindo o número de utilizadores que abandonam a experiência”.
A intenção é promover “a satisfação durante a utilização e melhorando a legibilidade e compreensão da informação no site a todos nos cidadãos”.
Em consequência, em setembro a página recebeu o Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade.