A região Centro apresentou 211 projetos à Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Plataforma ODSLocal) e desses, 35 são do município de Pombal.
Torres Vedras candidatou 22 projetos, Leiria 16, Lourinhã e Caldas da Rainha 13.
Entre os projetos apresentados pelo município de Pombal está o Banco de Voluntariado “Dar as Mãos”, que resulta da “importância de criar uma estrutura que organizasse a realização de atividades desempenhadas por voluntários em contexto institucional, bem como da sensibilidade da Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal”, explica a autarquia em comunicado.
Destaque ainda para o CIGO – Centro de Interpretação Geoparque Oeste, que pretende ser a principal porta de entrada do Geoparque Oeste, disponibilizando aos visitantes uma viagem por 250 milhões de anos, num único espaço.
E também o Plano de Educação Ambiental do município de Leiria, que propõe uma abordagem lúdica e sensorial do conhecimento na perspetiva dos “3Hs – Head, Heart and Hands”. Seguindo este princípio, as atividades são programadas de forma a garantir este tipo de experiência lúdica em temas como as alterações climáticas, a conservação da natureza e dos ecossistemas, a água e o mar, entre outras.
A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa pioneira, que tem como objetivo ajudar os municípios portugueses a atingirem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Após análise das candidaturas, a plataforma vai distinguir três projetos que “sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação”, lê-se em comunicado enviado às redações.
Os municípios vencedores serão dados a conhecer numa conferência, a realizar ainda este ano.