Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Temperaturas mantêm-se altas e o risco de incêndio muito elevado

Oito concelhos do distrito de Leiria apresentam risco muito elevado de incêndio. Relembre aqui que atividades estão proibidas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou até às 23horas de segunda-feira, o aviso amarelo no distrito de Leiria, devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Para hoje está previsto céu limpo, as temperaturas mínimas vão variar entre os 15ºC e os 18ºC e as máximas entre os 29ºC e os 36ºC.

Devido ao calor, oito concelhos apresentam risco muito elevado de incêndio. São eles: Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós. Também Ourém, que pertence ao distrito de Santarém, se encontra sob aviso amarelo e apresenta risco muito elevado de incêndio.

Nos territórios rurais, nos dias de perigo de incêndio “muito elevado” ou “máximo” é proibido fazer queimadas; realizar fogueira para recreio, lazer ou no âmbito de festas populares; utilizar fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais devidamente identificados para o efeito; utilizar equipamentos florestais de recreio; fumar ou fazer qualquer tipo de lume; fumigar ou desinfestar apiários quando envolva o uso do fogo ou outros métodos incandescentes ou geradores de calor; lançar balões de mecha acesa e foguetes.

Perante risco muito elevado ou máximo de incêndio é ainda proibido realizar trabalhos com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapachamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação gerem faíscas ou calor.

Estas e outras informações podem ser consultadas aqui.

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados