A Câmara Municipal de Pombal vai lançar a concurso público quatro empreitadas num valor global a rondar os 1,5 milhões de euros, nas áreas da requalificação urbanística e da rede viária, anunciou a autarquia em comunicado.
Segundo o município, o maior investimento tem um preço base de 540 mil euros e refere-se à requalificação da rua dos Muros, em Abiul, em particular na ligação entre o parque desportivo, a zona industrial e os principais equipamentos da freguesia, nomeadamente a Junta de Freguesia, o centro de saúde, o centro escolar e a praça de Touros.
“O projeto permitirá o acesso pedonal ao centro cívico de Abiul, bem como a incorporação de uma bolsa de estacionamento de apoio, sobretudo ao parque desportivo e zona industrial”, explica a autarquia.
A intervenção contempla ainda o redimensionamento da via, a criação de uma rede de drenagem pluvial, a reformulação da rede de distribuição de água, o prolongamento da rede de drenagem de águas residuais domésticas e das infraestruturas elétricas de iluminação pública.
O segundo concurso lançado pelo município, e igualmente aprovado por unanimidade na última reunião camarária, diz respeito à requalificação da rede viária da freguesia de Abiul e compreende a beneficiação entre os lugares de Amieira, Vale da Figueira e Lagoa de Santa Catarina, bem como a requalificação de cerca de 5,968 metros de arruamentos nas imediações, através da aplicação de 28 mil metros quadrados de pavimento betuminoso.
De acordo com a Câmara, trata-se de uma zona que apresenta “uma degradação acentuada e algumas deformações, reclamando, assim, uma intervenção na sua requalificação e implementação de sinalização de segurança”.
O valor base da empreitada é de 346.397,73 euros.
A freguesia de Carnide será também alvo de intervenções: serão beneficiados vários arruamentos e será requalifica da rua dos Picotos e a rua da Areia Gordo. Estão previstos alargamentos e a melhoria das condições nos pavimentos e de segurança rodoviária, através da implementação de sinalização vertical e horizontal.
Este procedimento tem um preço base de 406.706,01 euros.
O quarto procedimento concursal aprovado pelo executivo municipal apresenta um valor base de 183.764,40 euros e refere-se à requalificação urbanística de uma zona junto ao Jardim das Oliveiras da Urbanização Nossa Senhora de Belém, na freguesia de Pombal.
A intervenção prevê a construção de uma zona de estacionamento e de passeios pedonais, sistema de drenagem pluvial, colocação de sinalização vertical e horizontal, criação de zona relvada e a melhoria da iluminação pública, explica a autarquia.
Pedro Pimpão, presidente da Câmara de Pombal, enaltece em comunicado o “esforço financeiro significativo” do município para a concretização das referidas intervenções que, na sua opinião, “vai melhorar em muito os respetivos territórios e populações”.