Sábado é Dia de São Martinho, mas também dia da elevação de Pombal a cidade. As duas efemérides são a desculpa perfeita para cinco dias de festas neste concelho.
As comemorações do Dia do Município de Pombal arrancaram já esta segunda-feira, 6 de novembro, com sessões direcionadas à comunidade escolar, nas quais a autarquia explica como funcionam os serviços municipais. A iniciativa prolonga-se até quarta-feira, 8 de novembro.
Na quinta-feira, dia 9, será inaugurada a exposição “Tradições musicais de Pombal: os ranchos na vila de Pombal”, pelas 18 horas nos claustros dos Paços do Concelho.
Para sexta-feira, dia 10, está prevista uma conferência sobre “Pombal 2030: Construir o futuro, afirmação e desenvolvimento do concelho”, às 9h30, no Teatro-Cine de Pombal; a partir das 18 horas há o magusto de São Martinho no Bairro Agorreta; e pelas 21h30 Salvador Sobral atua no Teatro-Cine de Pombal. O concerto está, no entanto, já esgotado.
O Dia do Município assinala-se no sábado com o hastear da bandeira, eucaristia em Honra de São Martinho, um batismo dos novos sócios do Grupo Motard Marquês de Pombal, seguido do acolhimento “Polícias de Pombal Fim de Missão”.
A sessão solene do Dia do Município acontece às 11 horas, no Teatro-Cine de Pombal.
À tarde, há novamente magusto, mas desta vez no quartel dos Bombeiros Voluntários de Pombal, com a atuação do Grupo Rastolhice – Cante Alentejano. O dia encerra com um concerto do Coro Municipal Marquês de Pombal acompanhado pela Filarmónica Artística Pombalense, às 21h30, no Teatro-Cine de Pombal.
No domingo, dia 12, haverá percurso de btt/cicloturismo às 9h30 e campeonato nacional de BMX freestyle entre as 10 e as 16 horas. Às 11 horas, acontece uma atividade no Expocentro, dedicada ao Dia da Família Paroquial de Pombal.
Pelas 15 horas, há feira de São Martinho no Jardim do Cardal; e às 17 horas o concerto “Hera nos museus” e a inauguração da exposição “Partilhas”.
No domingo, a animação em Pombal está também a cargo do programa da SIC “Domingão”, que irá passar por Albergaria dos Doze, São Simão de Litém, Santiago de Litém, Vila Cã e Pombal.
VP disse:
-“Sábado é Dia de São Martinho, mas também dia da elevação de Pombal a cidade. As duas efemérides são a desculpa perfeita para cinco dias de festas neste concelho-“.
Finalmente uma cidade que resolveu todos os seus problemas. Pleno emprego, aumento da população jovem, aumento da natalidade, plena disponibilidade de habitação para as famílias, salário médio satisfatório, saúde pública plenamente capaz de assegurar a devida protecção aos cidadãos, os idosos assistidos. Então, se as coisas são assim, então 5 dias de celebração seriam absolutamente justificados….Mas as coisas são assim…?