Pedrógão grande recebe quarta-feira, dia 8 de novembro, o primeiro seminário “Memória Futura: Arquivos na Comunidade”, uma iniciativa da Rede de Arquivos da Região de Leiria e da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
Neste lançamento, a discussão e reflexão tem como foco a emigração, que será abordada segundo os eixos “A emigração no território” e “Arquivos de emigração”.
No primeiro caso, serão analisadas as vagas de emigração em Portugal, nomedamente entre os anos 20 e os finais dos anos 80do século XX. São convidados a abordar o tema Ana Saraiva, investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, José Carlos Marques, professor do Politécnico de Leiria e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Socias.Nova, e Maria José Paiva de Carvalho, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. A moderação estará a cargo do historiador Saúl António Gomes.
Já para falar sobre “Arquivos de emigração”, a partir da documentação dos extintos governos civils, incorporada nos arquivos distritais, bem como da documentação à guarda dos arquivos municipais, são convidados Cidália Ferreira, da Divisão de Documentação e Arquivo e da Direção de Serviços de Documentação e Relações Públicas da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, e Paula Cândido, do Arquivo Distrital de Leiria. A moderação está entregue a Pedro Penteado, diretor de Serviços de Arquivística e Normalização da Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas.
Também sobre este tema intervirá Jorge Arroteia, doutor e agregado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro.
O seminário decorre na Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande, durante a manhã e tarde dia 8 de novembro. A participação é gratuita, mas carece de inscrição pelo link https://forms.office.com/e/faMq0qDsqV.