“Natal e magia é em Leiria!” é o mote da edição deste ano do Leiria Natal, evento que arranca a 24 de novembro, data em que se ligarão as luzes de Natal na cidade, e se prolonga até 6 de janeiro no centro histórico.
Uma das novidades é a deslocalização da Casa do Pai Natal da praça Rodrigues Lobo para o jardim Luís de Camões, onde, além do tradicional pedido de presentes, os mais novos terão a oportunidade de brincar em casas de tamanho reduzido.
“A edição deste ano fica também marcada pela instalação da Árvore de Natal na principal praça da cidade, rodeada por pequenas barracas que compõem o Mercadinho Doce, e pelo regresso de uma exposição de construções com peças Lego, que estará patente no Mercado de Santana, com entrada livre”, adianta a Câmara de Leiria, em comunicado.
A autarquia promete um programa “repleto de magia e espírito natalício”, com iniciativas diárias, que decorrerão sob a iluminação de lâmpadas LED, ligadas em todos os dias do evento, entre as 17 horas e a 1 hora.
No programa está ainda prevista a existência de um Recreio de Duendes, com animação para miúdos e graúdos, pista de gelo, carrossel, comboio de carril, Jardim Solidário, Mercado Solidário, tasquinhas, teatro, música, dança concertos e outras propostas.
A inauguração do evento acontece a 24 de novembro, às 21h30, na Fonte Luminosa, num momento em que será acendida, pela primeira vez, a iluminação de Natal. Dois dias depois, entre as 15 e as 18 horas, decorre a já habitual Parada de Natal, com início no Largo da República e fim no jardim Luís de Camões.
O programa estará disponível para consulta em breve no site Visite Leiria –https://www.visiteleiria.pt/eventos/eventos/leiria-natal/ -, segundo adiantou a Câmara.
Valerio Puccini disse:
Diretor Francisco Rebelo dos Santos 3 de novembro 2022: – Um Natal com menos luz é o primeiro passo para um Natal com mais brilho solidário, iluminado pelo bom senso e pela sustentabilidade. Cada empresa, cada organização e cada família podem também fazer a sua parte. Vamos a isso. –
– Leiria Natal 2023 chega a 24 de novembro com inauguração da iluminação na cidade –
Infelizmente parece que os desejos do Diretor do ano passado, que também partilho, não serão ouvidos e se não me falha a memória, também no ano passado Leiria preferiu optar por um Natal luminoso, infelizmente apenas no sentido da eletricidade. Continuo citando o artigo do ano passado: – “Há duas formas de celebrar a época natalícia: fazer tudo como dantes ou optar por medidas apropriadas a quem sabe que todos dependemos de todos”. Gosto muito destas palavras: “todos dependemos de todos” mas infelizmente tenho que reconhecer que o conceito maravilhoso que pretendem expressar permanece, infelizmente, prisioneiro das próprias palavras. No mundo de hoje, e este País como o meu não é exceção, ninguém se preocupa mais com ninguém, dedicando a sua já limitada capacidade de concentração à procura obsessiva pelo suo “Santo Graal” no ecrã do telemóvel. Incompreensível a total falta de atenção por parte das instituições, o que lentamente leva a uma situação em que todos fazem o que acreditam, independentemente dos outros. Sento-me numa mesa do bar e a pessoa ao meu lado fuma na minha cara. Vou de carro e o da frente para no meio da estrada para fazer o que quer. Vou a um restaurante e as pessoas falam alto, como se também devessem ser ouvidas no próximo restaurante. Se não bastasse, ainda sobram crianças correndo entre as mesas como se o local fosse um parque infantil. Só a sorte de ter conhecido e feito amizade com pessoas requintadas, educadas e profundamente sensíveis, pelo qual tenho grande respeito, me impede de generalizar. Prezado Diretor, menos luz (elétrica) e mais empatia e respeito pelo próximo, são os pedidos que farei ao Pai Natal este ano. Quem sabe…