O Museu de Leiria faz anos e festeja entre 11 e 16 de novembro com oficinas, concertos, performance, atividade para famílias, lançamento de livro, marionetas e uma visita especial: domingo de manhã, 12 de novembro, há visita guiada com tradução em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
O objetivo é “criar condições para uma maior acessibilidade, física e intelectual, a equipamentos e projetos culturais”, incluindo “comunidades minoritárias que estejam sub-representadas no espaço público”. Um técnico do Museu e a intérprete em LGP, Elsa Silva, vão conduzir a visita, que incluirá as exposições de longa duração e a temporária.
A visita é aberta a todos, mas várias associações de surdos e escolas de Leiria que têm alunos surdos foram convidadas a comparecer.
O Museu de Leiria terá mais visitas em LGP, em datas a anunciar, e prepara traduções para LGP de vídeos para o Museu e para o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria e do livro “A Criança do Lapedo”.
Programa
11 de novembro
Workshop de construção de azulejos com Inês Bruto da Costa (14h30)
12 de novembro
Visita guiada com Língua Gestual Portuguesa (11h) e concerto Knot 3 (18h30)
13 de novembro
Performance para famílias “O rebelde do Lapedo” (10h30)
15 de novembro
Leitura dramatizada “Trocado por miúdos” (10h30), apresentação do livro “O passar do tempo”, escrito por Luís Mourão e ilustrado por Rui Pedro Lourenço (14h30), e concerto comentado com a Camerata do Orfeão de Leiria (19h)
16 de novembro
Teatro de marionetas “A casa da árvore”, por Ângela Ribeiro (10h30 e 14h30)