O município de Pombal e a plataforma de cooperação cultural e territorial Artemrede estão à procura de projetos artísticos destinados à saúde e bem-estar de doentes maiores de 70 anos, disponibilizando um apoio de 10 mil euros.
A iniciativa, intitulada “Perfare”, tem como objetivo testar a forma como as artes performativas podem ajudar pessoas em situação de doença física e/ou mental, avançou o município, em comunicado.
Em simultâneo, pretende-se facilitar o acesso a experiências de artes performativas a grupos de público com problemas de saúde e sociais, com foco especial na inovação, de forma a tornar os serviços de saúde e bem-estar parte integrante dos parceiros a selecionar.
A convocatória agora lançada admite candidaturas de artistas ou companhias profissionais sediadas em Portugal, devendo as intervenções selecionadas acontecer entre maio de 2024 e maio de 2025. Cada intervenção artística será financiada com 10 mil euros.
Para Pombal, as propostas devem envolver doentes de ambulatório e internados com doenças crónicas agudizadas, maiores de 70 anos.
O município avançou também que foi estabelecido um protocolo com o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e a respetiva Comissão de Humanização, para que os objetos artísticos a criar sejam dinamizados no Hospital Distrital de Pombal, que integra o CHL.
“Perfare” é um projeto cofinanciado pelo Programa Cultura da Europa Criativa e em Portugal tem a Artemrede como parceiro. A iniciativa visa reforçar a cooperação entre os setores cultural e social, criando modelos inovadores de intervenção artística de apoio a pessoas com problemas de saúde física ou mental.
Além de Pombal, a Artemrede procura também, no âmbito do “Perfare”, uma intervenção artística piloto destinada a cuidadores informais, a desenvolver em Lisboa.