Há vários nomes de vulto da cultural local e nacional com visitas agendadas para a Arquivo em novembro. A programação anunciada pela livraria de Leiria arrancou ontem, com conversa com Daniel Sampaio, mas prossegue até ao final do mês com muitos motivos de atração.
Já esta sexta-feira, há música ao final da tarde, selecionada pela coreógrafa Clara Leão e pela programadora e assistente social Ana João.
Para sábado, dia 4, a Arquivo recebe às 18h30 Inês Silva, para apresentação do livro “Daqui, deste lugar – Crónica de uma viagem”, com participação de Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell.
O convite à reflexão continua a ser uma bandeira da livraria, que convida o realizador João Canijo para mais uma sessão de “O que pode a arte?”, quinta-feira dia 9, às 18h30.
O jazz continua a fazer parte da agenda da livraria, numa parceria com a Associação Jazz de Leiria, que recebe no dia 10 de novembro André Ramalhais (trombone) e Bruno Lousada (guitarra) e no dia 24 André Rocha (trompete) e Pedro Cruz (piano).
Ao longo do mês estão previstas várias animações de histórias infantis, por Liliana Gonçalves, bem como, para o público mais novo, a apresentação do livro “Esta história”, de David Machado, no dia 11. Já amanhã, sábado, dia 4, há audição Pequenos Artistas SAMP.
No Dia Mundial da Diabetes, 14 de novembro, as portas abrem para uma conversa alargada entre especialistas, investigadores e utentes.
Para 18 de novembro, o destaque é a presença em Leiria de Rodrigo Guedes de Carvalho, que apresenta numa sessão de “À conversa com…” o livro “As cinco mães de Serafim”.
Até 17 de novembro, é possível visitar os trabalhos que Carla de Sousa reuniu para a exposição “Topografias”. Depois, dia 20, é inaugurada nova exposição, da autoria de Ana Frois.
Um outro livro, “O despertar da consciência”, de Maria Gorjão Henriques, é também realçado no dia 21 na programação desenhada pela Arquivo.
O teatro também habita o espaço da livraria, com “O conto da ilha desaparecida”, de José Saramago, a ler no dia 15, numa parceria com o Te-Ato.
Nesse mesmo dia, há poesia lida por Liliana Silva e é ainda apresentado o álbum “Few dates of love”, de Leonor Baldaque.
Na reta final de novembro, a Arquivo revela ainda o livro “Não há vidas grátis”, de António Pinto Leite, no dia 27, e no dia 28 há “Três homens a falar de amor”, com Eduardo Sá, João Pedro Pais e José Fanha.
A programação para este mês fecha com mais um encontro do Clube de Leitura coordenado por Paulo Kellerman. O livro em análise é “Baumgartner”, de Paul Auster.