A Câmara Municipal de Peniche deu esta sexta-feira como concluídas as obras da segunda fase de requalificação do Fosso das Muralhas, um investimento de 1,4 milhões de euros (ME).
Em reunião pública, o executivo municipal aprovou o auto de vistoria final às obras e os trabalhos complementares, depois de, em julho, ter encerrado as contas com esse valor.
A empreitada foi lançada a concurso em março de 2020 por 1,8 ME e adjudicada por 1,5 ME, financiados em 85% por fundos comunitários.
A intervenção incidiu sobre a Rua da Ponte Velha, na cidade de Peniche, com o reperfilamento do arruamento, o enterramento das infraestruturas, a renovação do mobiliário urbano e da iluminação pública e a criação de estacionamentos, muros de contenção de terras, passeios arborizados e ciclovia.
Na altura da consignação da obra, o presidente da Câmara, Henrique Bertino, disse que era “um projeto decisivo para a cidade”, ao embelezar e tornar mais atrativa a envolvente do Fosso das Muralhas depois de resolvidos os problemas ambientais com a limpeza das águas residuais existentes no fosso.
A autarquia tem prevista uma última fase de requalificação do Fosso das Muralhas, orçada em cerca de seis milhões de euros, abrangendo a restante zona envolvente.
A intervenção é uma das prioridades do município a candidatar aos fundos comunitários do Portugal 2030.