O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, celebra 17 anos de atividade esta quinta-feira, dia 7, abrindo portas à comunidade.
Dar a conhecer o trabalho que realiza em prol da inclusão é o objetivo de uma tarde aberta ao público, a partir das 15h30.
“Ao longo destes 17 anos tentámos fazer a diferença na vida daqueles que nos procuram, por isso, o CRID tornou-se um construtor de pontes nacionais e internacionais através dos seus múltiplos projetos”, afirma a direção do CRID numa nota de imprensa.
São vários os projetos que tem valido ao CRID prémios nacionais e internacionais, sendo de destacar a campanha “Mil Brinquedos, Mil Sorrisos” que permitiu a recolha e adaptação de cinco mil brinquedos para oferecer a crianças com necessidades específicas, em quatro continentes.
Além do apoio prestado a pessoas com alguma incapacidade e formação de 15 mil jovens na área da inclusão e acessibilidade, criou a primeira biblioteca braille no ensino superior do país e tornou-se na primeira editora de livros multiformato.
CRID adapta regularmente obras literárias para braille, desenvolveu diferentes produtos de comunicação acessível para a Jornada Mundial da Juventude, e, durante a pandemia, desenvolveu tabelas de pictogramas dedicadas à proteção pessoal e à prevenção do contágio pelo Covid-19 para pessoas com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza.