Na manhã de 25 de Abril de 1974, dois naturais dos Marrazes encontraram-se na baixa de Lisboa: o militar José Afonso Oliveira seguia dentro de uma auto-metralhadora Humber 4×4 e o jornalista Adelino Gomes relatava os acontecimentos de microfone na mão.
Hoje, 9 de dezembro de 2023, o destino ambos volta a cruzar-se mas em Leiria, para a apresentação “Dos espinhos de maio aos cravos de Abril – Outros alicerces”, livro de Pedro Sá, pseudónimo de José Afonso Oliveira, militar que esteve no “Golpe das Caldas”, antes de participar na Revolução de 25 de Abril de 1974.
Edição de autor pela Hora de Ler, a obra será lançada este sábado, a partir das 15 horas, no Edifício Grená da Praça Rodrigues Lobo (antiga sede do Ateneu de Leiria, com entrada pela rua Vasco da Gama, nº17) numa sessão que contará, além de Adelino Gomes, que fará a apresentação do livro, com alguns outros protagonistas da Revolução, casos de António Rafael Gomes e José Clímaco Pereira.
Narrativa atual de um desfile de memórias já com meio século, o livro acompanha de perto a odisseia de um jovem de Marrazes obrigado a prestar serviço militar entre 1972 e 1975 e que participou na construção dos alicerces do 25 de Abril de 1974.
“Dos espinhos de maio aos cravos de Abril – Outros alicerces” conta com prefácio de Cesário Borga e é dedicado “aos civis fardados que, durante meses, em Santarém, contribuíram para que do pó das botas cardadas florescessem os cravos de Abril”.
A cerimónia de lançamento inclui também intervenção de Acácio Sousa, responsável pelas comemorações em Leiria dos 50 anos do 25 de Abril, no âmbito das quais o livro é lançado.