O som dos F-16 que hoje se vai fazer ouvir na região tem um propósito distinto do habitual. Não se trata apenas de um voo de treino, mas uma forma diferente de assinalar a quadra natalícia.
A partir dos céus, através de uma parelha de F-16M e dos helicópteros AW119 Koala e EH-101 Merlin, a Força Aérea vai desejar um feliz Natal de norte a sul do país, ao longo de todo o dia.
Os F-16M vão sobrevoar cidades e vilas da zona centro do país. Na região, será possível vê-los e ouvi-los a horas definidas: Nazaré (11h02), Peniche (11h06), Caldas da Rainha (11h08), Leiria (12h15) e Monte Real (12h16).
O helicóptero AW119 Koala vai sobrar a zona sul do país da parte da manhã e a zona norte da parte da tarde.
Segundo a agência Lusa, esta ação será desenvolvida com um voo de treino de manutenção de capacidades dos militares da Força Aérea “para reforçar o compromisso de salvaguarda da integridade de todo o território nacional, pelo cumprimento de missões de vigilância, policiamento e defesa aérea”.
VP disse:
Feliz Natal… Na verdade, destaque o período de Natal sobrevoando o País com F16 me parece a melhor forma de demonstrar à população que o olhar está atento e a Rússia está avisada, não é brincadeira aqui. Menino Jesus sim, mas com os olhos abertos. Esperemos que alguém mais “realista que o Rei” não tenha a ideia de bombardear uma aldeia, escolhida aleatoriamente para substituir os fogos de artifício de fim de. Felizmente, 2023 está no fim e os sintomas do “longo covid” deverão finalmente passar e talvez em 2024 possamos regressar, lenta e delicadamente, à normalidade, uma situação que está faltando há algum tempo. Portanto, Feliz Natal, sem canhões, sem F16, sem “cluster bombs” e, sobretudo, sem os capacetes de plástico usados na Europa pelos nossos generais sem exército. Feliz Natal para todos, especialmente para aquelas, vítimas da loucura da era moderna, de ambos os lados, que estão a atirar, na Ucrânia, as suas vidas para o lixo por uma ideia falsa, construída sobre na mesa..