Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Leiria Exclusivo

Implementação da Polícia Municipal em Leiria vai custar pelo menos 700 mil euros

O valor inclui toda a criação e instalação da polícia, desde a contratação de recursos humanos, aquisição de fardamento e armamento e formação, com exceção do edifício.

A vigilância de espaços públicos será uma das funções do novo órgão Foto de arquivo

O valor total ainda não está fechado, mas a implementação da Polícia Municipal em Leiria – prevista para o início de 2025 -, deverá custar pelo menos 700 mil euros, segundo disse ao REGIÃO DE LEIRIA o vereador da Proteção Civil, Luís Lopes.


Secção de comentários

  • VP disse:

    Compreendo a preocupação quanto à onerosidade da operação, mas permita-me fazer uma reflexão. Leiria não é o Rio de Janeiro, mas simplesmente uma pequena cidade que precisa de encontrar o equilíbrio, evitando que a frouxidão lhe permita cruzar aquela linha fatídica da qual não há como voltar atrás. Siga-me nas contas. O número de infrações ao código da estrada cometidas todos os dias na cidade por grande parte dos cidadãos é tão elevado que chega a ser quase ridículo. Porquê em Leiria em vez de ir ao circo, conduz-se o carro. Paragens ilegais, estacionamentos ilegais, falta de prioridade, ocupação de espaços de “carga e descarga”, assim todos os dias que o Bom Deus envia para a terra. Digamos que a Polícia Municipal emita 30 multas por dia para ficar na baixa e portanto:
    60€ x 30 multe = 1.800€ x 30 dias = 54.000€ x 12 meses = 648.000€…aqui a Polícia Municipal já teria alcançado dois resultados importantes: certamente teria induzido alguns cidadãos a mudarem os seus hábitos passando a respeitar o código da estrada e ao fazê-lo também teriam pago os seus salários. Entende-se que, tendo em conta a propensão dos cidadãos para a ilegalidade na condução de veículos, 30 multas por dia ocupariam apenas uma pequena “da qual” do tempo de patrulhamento, deixando aos agentes bastante tempo para desempenharem as tarefas de vigilância dos espaços públicos, evitando ou possivelmente reprimindo os pequenos crimes que estão na origem desta iniciativa. Lembro-me, por exemplo para estacionamento, que na Nazaré há sempre pelo menos 2 pessoas de serviço, no verão o número aumenta, tendo como única função verificar se as pessoas pagam o estacionamento.
    Pode ser feito na Nazaré mas não em Leiria..?!?

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados