Soprados pela primeira vez nos inícios do século XIX em Lauscha, na Turíngia, Alemanha, os enfeites de vidro para árvore de Natal que integram a coleção ViCO são preciosidades raras que, por estes dias, podem ser apreciadas na Marinha Grande.
A exposição “Deixa que te conte… Contos, Histórias e Lendas em Vidro Soprado” leva até ao Museu do Vidro uma seleção de peças fabricadas e decoradas de forma artesanal por vidreiros de várias nacionalidades.
Originária da Galiza, Espanha, a coleção ViCO reúne preciosidades produzidas na Lorena (França), Boémia (República Checa) ou Silésia (Polónia). Mais de mil peças integram o espólio desta coleção totalmente soprada manualmente para decoração de árvores de Natal.
No Museu do Vidro mostram-se este ano adornos de Natal em vidro que remetem para o imaginário da literatura infantil, convidando os visitantes a recordar algumas das histórias e contos de infância. Mas, também, a conhecer outros contos e lendas infantis de diferentes culturas.
A coleção ViCO tem vindo a ser apresentada na Marinha Grande ao longo dos últimos anos, com significativo sucesso. Inaugurada neste final de ano, “Deixa que te conte… Contos, Histórias e Lendas em Vidro Soprado” está patente até 4 de fevereiro de 2024, podendo ser visitada de terça a domingo, no horário 10-13 horas e 14-18 horas. O bilhete de entrada custa 1,5 euros.