A ideia partiu de Isildo Feliciano, morador na Coucinheira, que sempre que viaja gosta de provar os bolos típicos das terras que visita e, não havendo nenhum associado à freguesia de Amor, no concelho de Leiria, decidiu colocar as mãos na massa e criá-lo.
“De massa doce e fofa, extremamente fácil de apelar a todos os gostos”, nasceu assim “o Amorense”, um bolo recheado com doce de morango e amêndoa torrada, “num festim para o paladar”.
De acordo com a associação Amor Mais, a estreia do doce deu-se nas “Tasquinhas de Outono” do CRC 22 de Junho, durante o mês de novembro.
No entanto, foi na “Feirinha de Natal” que ganhou outra visibilidade. “A produção ganhou outro destaque, apresentando-se num expositor próprio em formato de coração e criado especialmente” para vender a iguaria, explica a mesma fonte.
“A verdade é que a criação parece ter sido muito bem aceite pela população, tendo esgotado por completo em ambos os eventos em que esteve presente”, acrescenta.
Ao desenvolver o doce, o autor teve o cuidado de não utilizar farinha de trigo na sua confeção, uma vez que a esposa não pode comer alimentos que contenham glúten.
Atualmente, é Isildo Feliciano que produz individualmente cada doce, sendo possível fazer encomendas diretamente ou através da associação Amor Mais.