Os resultados do Orçamento Participativo de Pombal 2023 foram conhecidos no dia 14 de dezembro e colocam no topo da lista, com 255 votos, um projeto educativo de combate à fragilidade sénior.
O projeto Sophia surge inserido na agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pretende promover “um envelhecimento ativo e saudável, evitando e/ou atrasando a institucionalização e combatendo a solidão e o isolamento”.
Para isso, é proposta a realização de atividades várias, como oficinas de saúde e bem-estar, exercício físico, atividades relacionadas com música, pintura, escultura, treino cognitivo, bem como oficinas para aprendizagem de idiomas e literacia tecnológica.
A intenção é levar o projeto a todas as freguesias do concelho, atingindo um mínimo de 50 participantes em cada uma. E “diminuir em 50% os indicadores de fragilidade física, psicológica e social”.
Segundo a descrição do projeto, todas as freguesias serão contempladas com três atividades por semana, sendo necessário contratar recursos humanos para as funções de animador sociocultural, técnico superior de desporto e bem-estar, psicólogo e enfermeiro.
O orçamento é de 96.797,18 euros.
Saiba mais sobre o projeto aqui.