Um trio de jovens menores de 20 anos foi detido pela PSP em Peniche na posse de armas brancas proibidas e passa-montanhas, que as autoridades policiais caracterizam como podendo ser usados na “concretização de ilícitos criminais”
No decorrer do patrulhamento habitual, “uma equipa policial percebeu que algo de anormal envolveria três jovens”, de 16, 17 e 18 anos, e, por isso, “foi realizada a interceção e abordagem”, por agentes da esquadra de Peniche, conforme explica, em comunicado, o comando distrital de Leiria da PSP.
No decurso da ação, foram encontradas, “dissimuladas no vestuário que os suspeitos envergavam, uma catana, uma podoa e um punhal, objetos classificados como armas proibidas, não tendo os detentores justificado a sua posse”, adianta.
Neste contexto, os agentes ordenaram a detenção dos jovens, aos quais foram ainda apreendidas três balaclavas, ou passa-montanhas, uma a cada um dos suspeitos.
A PSP realça que “se tratam de acessórios com o fim de ocultar o rosto e dificultar a identificação de quem os traja, nomeadamente aquando da concretização de ilícitos criminais”.
Por fim, o comunicado, divulgado na quarta-feira, dia 13, “salienta que todos os detidos – surpreendidos pelos agentes na tarde do domingo anterior – já se encontram amplamente referenciados pela PSP”.
Os detidos foram libertados e notificados para comparecer no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Peniche, onde foi proposta a suspensão provisória do processo.