28 minutos: Pedro Empis cruza da esquerda e Lucho Vega, no poste mais distante, desvia de cabeça para o fundo da baliza do Torreense. Um golo assim bastou para a União de Leiria derrotar esta noite de sexta-feira, 8 de dezembro o Torreense, na 13ª jornada da II Liga de futebol. Três jogos depois, os leirienses voltaram às vitórias e ficaram mais confortáveis na classificação, na oitava posição, com 18 pontos (mas mais um jogo do que a concorrência).
Hoje viu-se uma União de Leiria mais pragmática do que em jogos anteriores. Na primeira parte chegou a entusiasmar, sobretudo nas boas transições para o ataque, quando entravam os passes em diagonal a solicitar incursões nas costas da defesa contrária – deram muito trabalho ao Torreense nos primeiros 45 minutos.
Foi também uma equipa mais consistente na defesa, na estreia a titular de Lystov. O russo, colocado no centro da linha de três mais recuada, transmitiu uma segurança que faltou em vários jogos anteriores à União de Leiria.
A vitória desenhada aos 28 minutos surgiu de um dos tais lances em que o meio campo recuperou e resolveu bem, encontrando espaço para lançar Pedro Empis na esquerda. O lateral – um dos melhores em campo, tanto a defender como a atacar – evitou bem a defesa, cruzou melhor e foi o que se descreveu no início do texto.
Apesar de ter sido sempre mais perigosa no primeiro tempo, a União de Leiria recuou muito no segundo, período em que o jogo perdeu bastante qualidade. Uma decisão que podia ter saído caro mas, por um lado, hoje a linha de cinco defesas mais quatro médios (apenas com Jair na frente – e depois Rochez ) mostrou muito acerto e tranquilidade; por outro, o Torreense esteve muito pouco inspirado neste jogo e não mostrou as credenciais que se esperavam de um quinto classificado.
Com a vitória de hoje – perante quase 7.500 espectadores – a União subiu ao oitavo lugar, a oito pontos do pódio (mas com mais um jogo disputado). Na próxima jornada, os leirienses deslocam-se a Penafiel para defrontar a equipa local, no dia 16 de dezembro.