Os hospitais de Leiria e de Caldas da Rainha voltam a registar limitações esta semana nos serviços de urgência.
Segundo informação do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), a urgência de Ginecologia e Obstetrícia e bloco de partos do Hospital de Santo André estão encerrados até às 9 horas de segunda-feira, 25 de dezembro, e voltam a encerrar durante a noite, entre as 21 horas de segunda-feira e as 9 horas de terça-feira, dia 26,
O CHL justifica a medida com a falta de recursos humanos e recomenda a todas as grávidas ou utentes com problemas urgentes do foro ginecológico que contactem a linha SNS 24 (808 24 24 24). As utentes poderão ainda dirigir-se à Maternidade Dr. Bissaya Barreto ou à Maternidade Dr. Daniel de Matos, em Coimbra.
De acordo com a informação do CHL, “continua a estar garantida toda a atividade assistencial e programada, pelo que o acompanhamento e os cuidados prestados às grávidas e utentes na área da Ginecologia, no âmbito da consulta externa não serão afetados”.
Na Urgência Geral, também não haverá resposta na especialidade de Cirurgia Geral na sexta-feira e no sábado (dia e noite), sendo também afetada a Via Verde Coronária no sábado, de acordo com deliberação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE SNS), sendo a unidade de referência o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
O mais recente plano semanal de reorganização dos serviços de urgência divulgado pela DE SNS reporta-se à semana de 17 a 23 de dezembro, mas é expectável que estes serviços bem como a Urgência de Pediatria em Leiria encerrem no próximo domingo, como tem sucedido nas últimas semanas.
Já no hospital de Caldas da Rainha, a informação da DE SNS indica apenas, para já, constrangimentos ao nível da resposta por parte da Cirurgia Geral no sábado, dia 23 (dia e noite).
Notícia atualizada às 10h30