Eternizada pela cerâmica de Rafael Bordallo Pinheiro e símbolo do lar e da renovação, a andorinha serve agora de inspiração à criação de uma nova instalação nas Caldas da Rainha, na “rua das Montras”.
O projeto Ode à Primavera surge pelas mãos de um grupo de quatro pessoas – Zélia Évora, Manuel Bandeira Duarte, Mónica Correia e Ana Hermenegildo – que decidiram criar “um céu” cheio de andorinhas, como forma de festejar a primavera.
“É bonito ver instalações nas cidades, mas são mais bonitas quando são feitas pelas mãos de quem mantém as cidades de pé. De quem tem história, de quem fez histórias, e de quem constrói hoje as histórias e até dos mais pequenos que ainda estão a descobrir isso da história”, lê-se no manual do projeto.
É por isso que o grupo está a desafiar toda a comunidade a criar uma andorinha para ser incluída nesta instalação. Professores, alunos, artistas, amantes dos trabalhos manuais, todos são convidados a participar e não há limites à criatividade: as andorinhas podem ser feitas em madeira, tecido, tetrapak, ferro, entre outros materiais.
O grupo deixa apenas um alerta: deve-se ter em conta que a maior parte das andorinhas vão estar expostas na rua durante alguns dias e, por isso, sujeitas à chuva, ao vento e ao sol. Algumas poderão estar em montras, “dependendo do seu tamanho e do material que for utilizado”.
Os trabalhos devem ser entregues até dia 20 de fevereiro. Mais informações através do email ode.a.primavera@gmail.com ou na página de Instagram do projeto.