A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Cardosos (AHBVC), no sul do concelho de Leiria, foi a eleições na passada sexta-feira, dia 26 de janeiro, e elegeu Nélson Pereira como presidente da direção para o triénio 2024/2026.
“Apesar do apelo realizado aos ainda muitos sócios, que continuam generosamente a pagar as quotas e às populações das três freguesias [Santa Catarina da Serra e Chaínça, Arrabal e Caranguejeira], quer o ato eleitoral, quer a assembleia geral que se seguiu para a tomada de posse dos órgãos eleitos, foi correspondido por poucos”, informa a AHBVC em comunicado.
A Associação, formalizada em 2022, diz continuar empenhada para “levar a cabo o compromisso da “criação do corpo de bombeiros””.
“Sabendo e reconhecendo que, com a atual situação política do país, poderá ser mais longo o tempo de espera de uma decisão, crucial para a segurança de pessoas e bens das nossas freguesias e não só, como se viu no último verão, no que diz respeito aos fogos florestais e a situações de emergência, que são colmatadas por outros corpos de bombeiros, quer do concelho, quer de concelhos vizinhos, incluindo por exemplo, Fátima, do distrito de Santarém”, adianta a associação, em comunicado, que continua a aguardar parecer positivo para constituir corporação.
Órgãos Sociais para o triénio 2024/2026
Assembleia Geral
Presidente – Lino João Pereira; Vice-presidente – Dília Maria Pereira; Secretário – Paulo José Silva
Direção
Presidente – Nelson José Pereira; Vices – presidentes – Lino Reis Domingos, Joaquim Manuel Crespo, André Ruivo do Quintal, Ângela Pereira Moniz; Secretário – André Oliveira Antunes; Tesoureiro – Virgílio Gordo.
Conselho fiscal
Presidente – Joana Órfão; Vice-presidente – Didier Mónico; 1º Secretário – Joaquim Lains de Oliveira; Suplentes – João Augusto Dias, Patrícia Rito Vieira.