A atleta leiriense Auriol Dongmo, a recuperar de uma lesão que a vai afastar das grandes competições nos primeiros meses do ano, terminou ainda assim 2023 da melhor forma.
No dia 31 de dezembro, o CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto divulgou o nome dos atletas portugueses eleitos como os melhores do ano 2023, pelos resultados obtidos.
Auriol Dongmo venceu na categoria feminina, enquanto Fernando Pimenta foi o atleta masculino escolhido.
A disputa foi intensa em ambos os sexos com, respetivamente, Inês Barros e Iuri Leitão, mas a lançadora do peso do Sporting repetiu a vitória do ano passado, enquanto Fernando Pimenta se fez coroar pela primeira vez após mais um ano de muitas vitórias.
Recorde-se que Auriol Dongmo melhorou o seu recorde português de lançamento do peso, fixando-o em 19,92 metros, em Eugene (Estados Unidos), e garantiu a medalha de bronze na final da Diamond League, em setembro passado. Foi também medalha de ouro nos Europeus de pista coberta e ouro nos Jogos Europeus ao ar livre.
Fernando Pimenta, do Benfica, tem 34 anos e ganhou ouro e prata nos Mundiais de Duisburgo (K1- 1.000 e K1 -1.500).
Esta é a quarta edição dos prémios CNID. Já foram distinguidos com este galardão Maria Martins e João Almeida (ciclismo) em 2020; Patrícia Mamona e Pedro Pablo Pichardo (atletismo) em 2021; e Auriol Dongmo e Pedro Pablo Pichardo, em 2022.