Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

“Moçambique” e “nuvens” marcam dupla apresentação de livros esta tarde em Leiria

“Moçambique – da colonização à Guerra Colonial” e “Teoria das Nuvens” são as obras em causa

livros dispostos no espaço de uma biblioteca

“Moçambique – da colonização à Guerra Colonial – A Intervenção da Igreja Católica” e “Teoria das Nuvens”, são os dois livros que são apresentados esta tarde em Leiria. O primeiro ocorre no Museu de Leiria e o segundo na biblioteca municipal.

De Amadeu Araújo e Manuel Vilas Boas, a obra que se reporta à antiga colónia portuguesa situada no leste do continente africano, será apresentada por José Ornelas Carvalho, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, numa iniciativa que conta com a moderação de Acácio Sousa.

Os autores, que têm em comum terem feito um estágio em Teologia na Diocese de Nampula, entre 1971 e 1978, escrevem “a quatro mãos” a História de Moçambique e o papel da Igreja Católica durante a colonização, explica nota da agência Ecclesia.

O livro de Amadeu Gomes de Araújo, investigador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, e de Manuel Vilas Boas, jornalista, conta com prefácio de António Ramalho Eanes, antigo presidente da República portuguesa e é apresentado pelas 16 horas no Museu de Leiria. O evento conta com uma vídeo-mensagem do poeta moçambicano Mia Couto.

“Teoria das nuvens” na biblioteca

Uma hora mais tarde, na Biblioteca Municipal de Leiria, é apresentada a “Teoria das Nuvens”, a obra  de Mário Cláudio, escritor português,  natural do Porto.

Premiado, e com obra variada, este ficcionista apresenta o seu mais recente romance, “uma deliciosa fábula urbana, capaz de nos arrancar umas valentes gargalhadas, apesar de por ela passarem uma bibliotecária deprimida, um professor universitário às voltas com uma tese, ou um menino de três anos, filho de uma prostituta e com uma deficiência cardíaca incurável. Um feito de que só um grande romancista seria capaz”, adianta uma sinopse da obra.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados