União de Leiria – Santa Clara, minuto 20: Vasco Oliveira agarrou Safira que escapava para a baliza e os leirienses ficaram a jogar com menos um por expulsão do defesa-central. Com 0-0 no marcador, o lance definiu o que faltava jogar do encontro deste domingo, entre a União, em 11º lugar e a precisar urgentemente de pontos para estabilizar na II Liga, e o Santa Clara, envolvido na disputa dos primeiros lugares para um eventual regresso à I Liga.
Após o “vermelho” mostrado a Vasco Oliveira, acentuou-se bastante a tendência que o jogo vinha mostrando: açorianos a dominar e União na expetativa.
De certa forma, a expulsão até “favoreceu” a equipa da casa, no sentido de que sublinhou o maior à vontade para jogar em contra-ataque que em ataque continuado.
E depois de uma primeira parte monótona, em que apenas o Santa Clara poderia ter chegado ao golo, num desvio de cabeça na sequência de um canto, num lance em que Kieszek, 39 anos, deu provas de estar em noite inspirada, a verdadeira emoção desta partida da 17ª jornada foi servida no segundo tempo.
O Santa Clara “acordou” após o intervalo e Gabriel Silva e Safira tiveram nos pés oportunidades claras para resolver o jogo. Mas, de fileiras cerradas atrás, a União de Leiria teve no guarda-redes polaco uma verdadeira “muralha”, travando corajosa e atentamente todas as tentativas contrárias para fazer a bola entrar na baliza da equipa da casa.
Com um pouco de sorte, mais do que pontuar, hoje a União de Leiria até poderia ter vencido: por duas vezes a velocidade do solitário avançado Jair assustou os açorianos, primeiro numa assistência que Pedro Empis não teve arte de converter em golo, depois numa incursão pela direita que deu origem a um remate desviado para canto com dificuldade pelo guarda-redes adversário.
Em maré de pouca sorte nas últimas jornadas, a equipa de Vasco Botelho da Costa viu fugir a esperança de pontuar a cinco minutos dos 90: Diogo Amado derrubou Klismahn na área e o Santa Clara chegou ao 1-0 na grande penalidade convertida por Bruno Almeida.
Num último esforço, o Leiria quase empatou mas, nos descontos, o guarda-redes Gabriel Batista travou o tiro de Valdir Júnior.
A vitória do Santa Clara permite à equipa dos Açores subir à primeira posição da II Liga, mas sabe um pouco a injustiça: por um lado, pela forma esforçada como a União de Leiria reagiu à expulsão de Vasco Oliveira; por outro, pela exibição de Kieszek, sem dúvida a melhor nesta época.
Com esta derrota, sobe para cinco o número de jornadas consecutivas em que os leirienses não vencem para o campeonato, contrastando com a boa carreira na Taça de Portugal.
A União de Leiria ocupa atualmente a 12ª posição, com 20 pontos, três acima dos lugares que colocam em risco a manutenção. Para complicar, a equipa tem mais um jogo disputado do que os concorrentes, em virtude da antecipação da partida da 18ª jornada, que ditou, em dezembro, o empate a um golo com o Paços de Ferreira.
O próximo jogo da União é a 29 de janeiro, em casa do Benfica B.