Cerca de 65 quilos de comida, areia para gatos e detergentes foram doados à Casa Esperanza Focinhos, uma associação de proteção de animais da Marinha Grande, no âmbito de uma ação de limpeza de praia.
Ontem, domingo, cerca de 60 voluntários juntaram-se na praia das Pedras Negras, na Marinha Grande, e conseguiram recolher mais de 415 quilos de lixo no areal, na primeira ação de 2024 organizada pela One Piece After Another (OPAA).
Além da missão ambiental, a ação decorreu ainda numa vertente solidária, com a recolha de donativos para a associação que acolhe e cuida de animais errantes na região.
“O dia estava espetacular para inverno”, lê-se numa nota enviada pelo movimento, onde dá conta que foram recolhidas muitas garrafas de plástico e vidro, cordoaria, esferovite, plástico de pequenas dimensões, microplásticos e materiais provenientes de artes de pesca.
O OPAA nasceu em março de 2019, quando Ricardo Machado, ao passear na praia, decidiu arregaçar as mangas e começar a apanhar o lixo que estava no chão.


Com o passar do tempo, o movimento foi conquistando dezenas de voluntários que, quase todas as semanas, se reúnem para dar uma mão na limpeza das praias da região.
Só no último mês de dezembro, entre a praia do Pedrógão e a do Norte, apanharam 3,5 toneladas de lixo, mais de metade das 6,5 toneladas recolhidas este ano.