Pronta desde março de 2022, no edifício do Hospital São Francisco, em Leiria, a nova unidade de diálise da Nefrovida entrou em funcionamento no dia 1 de fevereiro.
O novo espaço, que ocupa a segunda ala do rés-do-chão, tem capacidade para dialisar mais de 100 doentes renais.
Dotada de “equipamentos de última geração para dialisar doentes renais que vivem na região e que passam a ter uma alternativa de elevado valor para os seus tratamentos, corrigindo uma condição que, de outra forma, não lhes permite viver”, a unidade refere, em comunicado, disponibilizar “atendimento personalizado” e “comodidades diferenciadoras, como televisão individual por cada utente e menu de lanches”, entre outros serviços.
O grupo Nefrovida, que gere outras três unidades de diálise, em Alcobaça, Coimbra e Lisboa, destaca a localização privilegiada do novo serviço, que permite que os utentes possam realizar “meios complementares de diagnóstico e outros serviços de saúde no Hospital São Francisco, sem necessidade de deslocações para outros estabelecimentos”.
Sublinha ainda, na mesma nota, a parceria com a Consulta de Acesso Vascular (CAV) da Casa de Saúde de Santa Filomena, em Coimbra, para “acompanhamento e cuidados no que toca aos acessos vasculares de todos os seus utentes”.
A direção clínica da unidade de Leiria é assumida por Nuno Afonso Oliveira e Joana Rego Silva (em substituição), e a chefia de enfermagem por Manuela Tavares.