O estado do tempo vai piorar a partir de quinta-feira. Depois de várias semanas de calor, com temperaturas acima da média, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê o regresso da chuva e do vento no final desta semana.
Entre hoje e amanhã, o céu irá manter-se parcialmente nublado, mas a probabilidade de precipitação é reduzida. Já na quinta-feira, dia 8, são esperados períodos de chuva, por vezes fortes, e vento de sul/sudoeste com rajadas até 80 km/h no litoral do país. Estão ainda previstas ondas de sudoeste com 4 a 5 metros de altura. O cenário repete-se na sexta-feira, dia 9.
A mudança do estado do tempo deve-se à aproximação de uma depressão ao noroeste da Península da Ibérica e a passagem da superfície frontal fria associada, explica o IPMA em comunicado.
Devido à previsão de agitação marítima e vento fortes, o IPMA colocou o distrito de Leiria sob aviso amarelo entre as 9 horas de quinta e a meia-noite de sexta-feira.
Com a passagem da superfície frontal fria, as temperaturas vão descer gradualmente nos próximos dias, atingindo valores abaixo dos 15ºC no sábado.